EDUCAR PARA SER
É certo que os dias atuais exigem
demanda diferente, se comparada há 10, 20 anos atrás. Os tempos mudaram e
diga-se de passagem, mudaram e têm mudado muito rapidamente. Há um mundo
tecnológico cada vez mais iminente, a disseminação do robótico, avanço da
inteligência artificial e a propagação da era digital, que altera o modo de se
ver o mundo, de interagir com o(a) outro(a) e inclusive modifica a forma e a
velocidade com que se aprende.
O conteúdo educacional e a
identidade da Instituição de Ensino hoje, precisa ser contextualizado,
necessita atender a demanda de seu tempo, para assim, assegurar sua relevância
e seu valor. O prestigiado sociólogo Zygmunt Bauman atribui ao nosso tempo o
“mundo líquido”, onde há fluidez, desfragmentação e a busca por “ancoras” como
fixação, em meios às abruptas mudanças.
Diante disso, em meio a maquinas e
transições, mais do que nunca os valores humanos são necessários. As
habilidades técnicas possuem seu indiscutível valor na composição do Projeto Pedagógico,
mas, nos dias atuais, é imprescindível que o desenvolvimento das habilidades
técnicas esteja atrelado ao desenvolvimento das habilidades comportamentais e
das habilidades humanas. Esse será um grande diferencial para o futuro próximo
e justamente nesse sentido é que as máquinas não serão capazes de ocupar a
função humana.
A escola do futuro, precisa atuar
no presente, se preocupando em trabalhar de modo integral cada indivíduo. O
jargão formar as “melhores cabeças” ou “desenvolver os melhores cérebros”, é
irrelevante nesse contexto, pois, mais do que nunca faz-se fundamental
desenvolver por completo o ser humano, através de experiências significativas,
onde os(as) estudantes sejam protagonista da própria aprendizagem, engajados(as),
envolvidos(as), encantados(as) e por isso, cada novo saber faça sentido no
dia-a-dia.
No ano de 2019, bem como em 2018, o
tema anual de trabalho de nossa escola tem sido a Agenda 2030 da Organização
das Nações Unidas – ONU, com 17 objetivos estabelecidos para o desenvolvimento
sustentável global – ODS. A escolha e designação desse tema se dá em função da
preocupação em formar cidadãos do século XXI. O cidadão do futuro precisa ser
educado hoje a pensar o desenvolvimento de modo humano, socialmente justo,
economicamente viável, culturalmente aceito e ecologicamente sustentável.
Ao longo do período letivo cada
turma escolhe uma temática dentro dos 17 ODS e diversos projetos são
desenvolvidos, visando conectar o conteúdo que se espera trabalhar com a turma
dentro da matriz curricular prevista a cada ciclo e visando desenvolver essas
habilidades do século XXI, tais como: proatividade, comunicação, colaboração,
pensamento crítico, criatividade e perseverança.
A amostragem de todo trabalho
pedagógico proposto, culmina numa incrível Feira de Ciência - FECIME, que nossa
escola promove uma vez ao ano. Convidamos as famílias parceiras a conferir
todos os projetos, vivências, práticas e conteúdo abordado. Nesse dia os pais
aprendem com os(as) filhos(as) e mais uma troca nessa maravilhosa jornada do
aprendizado, acontece, afinal de contas, todo o processo educativo é composto
por saberes, momentos, lembranças, pela construção de cada memória repleta de
significado, afeto e paixão.
Essa é a razão de buscarmos um
trabalho integral, excelente e completamente pedagógico, com isso também
fortalecemos os laços, somamos em parceria, desenvolvemos mais que o cognitivo,
desenvolvemos também competências comportamentais, habilidades humanas,
inteligência emocional, para tornar o SER cada vez mais HUMANO, mais amoroso,
mais empático, mais respeitoso, disposto e comprometido em fazer em seu tempo,
um mundo melhor. Isso é educar mente e coração, isso é EDUCAR PARA SER.
Texto de Sabrina Gatti - vice-diretora